Retomada imediata da construção da Ponte de Guaratuba 14/11/2023 - 11:00
O dia 27 de outubro de 2023, marca a história do Estado e do Litoral do Paraná. Um grande encontro do Governador Carlos Massa Ratinho Jr, com lideranças políticas, empresários, órgãos envolvidos - DER/PR, IAT, SEIL, Consórcio Nova Ponte e CSPG - e a população do litoral do Paraná, estiveram presentes em Guaratuba para assistir e comemorar as assinaturas dos documentos que firmam a abertura dos trabalhos da construção da nova ponte que vai conectar o município a Matinhos.
O projeto aguardado há mais de 30 anos finalmente vai ser concretizado, “não era mais possível nem racional que duas cidades do porte de Matinhos e de Guaratuba não estivessem unidas por uma ponte. Só com a união do povo que defende os interesses do Paraná podemos comemorar hoje um feito histórico”, agradeceu o governador.
O lançamento realizado se refere por enquanto ao canteiro industrial de obras, para a montagem das peças para a construção da Ponte. A retomada imediata da execução foi concedida após o Governo Estadual reverter na justiça a decisão liminar que suspendia a Licença Prévia, pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o desembargador Fernando Quadros da Silva. De acordo com Fernando Furiatti, diretor-presidente do DER, o empenho da sua equipe foi fundamental para essa conquista pois “defenderam a Ponte de Guaratuba, defenderam os processos que trouxeram o êxito do momento na retomada das atividades”.
Agora o Instituto Água e Terra (IAT) trabalha na emissão da Licença Ambiental Simplificada (LAS), que antecede a emissão definitiva da licença de instalação (LI), num prazo de 90 a 180 dias que vai permitir a construção de fato, quando os pilares da ponte poderão ser instalados na Baía de Guaratuba. “O processo da Licença Ambiental que permite a licença de instalação da Ponte de Guaratuba tem várias condicionantes que estão sendo levadas em conta pelo DER e pela SEIL para dar cumprimento ao que foi solicitado pelo IAT”, afirma o presidente do IAT, Everton Souza.
Estrutura da Obra
Daqui para frente serão pelo menos 3 temporadas para a conclusão da obra, ou seja em 2026 deverá ser inaugurada a Ponte de Guaratuba.
Para a construção será necessário um investimento total de R$ 386,9 milhões, com prazo de 24 meses para a execução. O tabuleiro terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Além da obra especial, as vias de acesso também serão modificadas: alargamento da PR-412 em ambos os lados, muros de contenção para proporcionar o desnível com o pavimento, um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.
Uma rótula na margem será construída para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.
No canteiro de obras, o guindaste de 270 toneladas, já está sendo instalado que levará as peças de concreto, como vigas, colunas, lajes, entre outras peças para a construção da Ponte. Outros maquinários também já estão a caminho de Guaratuba para serem utilizados na construção.
Principais Presenças
Governador do Estado - Carlos Massa Ratinho Junior
Presidente do Instituto Água e Terra (IAT) - Everton Luiz Costa e Souza,
Diretor-presidente do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER/PR) - Fernando Furiatti
Diretora Técnica DER/PR - Janice Kazmierczak Soares
Secretário de Infraestrutura e Logística (SEIL) - Sandro Alex
Diretor de Contrato Consórcio Nova Ponte - Luciano Ribeiro Pizzatto
Coordenador do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba (CSPG) - Alencar Tiago Dani
Presidente Pró-Paraná - Orlando Pessuti
Deputado Estadual da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) - Nelson Justus
Prefeito de Guaratuba - Roberto Justus
Prefeito de Matinhos - Zé da Ecler