Resultados do Acompanhamento Arqueológico da Ponte de Guaratuba serão apresentados em Congresso no Rio Grande do Sul 12/11/2024 - 22:33
O arqueólogo Pedro Procedino, que atua como analista ambiental nas obras da Ponte de Guaratuba, participa do XIII Encontro SAB Sul e da V Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani, entre os dias 11 e 15 de novembro, na cidade de Taquara, Rio Grande do Sul.
O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento arqueológico e científico na região sul, reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural para a sociedade.
De acordo com o arqueólogo, a oportunidade de participar do evento surgiu da importância de divulgar os resultados científicos obtidos por meio do Acompanhamento e Salvamento Arqueológico na construção da Ponte de Guaratuba, além de atender ao Plano Básico Ambiental do empreendimento e ao processo de licenciamento junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Participar do Congresso representa uma oportunidade única para compartilhar e divulgar o trabalho que vem sendo realizado na obra da Ponte de Guaratuba, reafirmando o compromisso com a preservação do patrimônio cultural durante a sua execução”, destaca Procedino.
O profissional será responsável por apresentar iniciativas realizadas na obra da Ponte de Guaratuba, uma das mais aguardadas há décadas, na região.
Durante a apresentação, segundo ele, serão destacados os resultados do Acompanhamento e Salvamento Arqueológico realizados na obra, além das metodologias aplicadas para assegurar a preservação do patrimônio cultural, bem como as descobertas arqueológicas e das atividades de educação patrimonial desenvolvidas com os funcionários da obra e a comunidade. A exposição também abordará como esse trabalho contribui para a conscientização sobre a importância da Arqueologia Preventiva em empreendimentos de grande porte.
“Apresentar esses resultados para pesquisadores de outras regiões fortalece o intercâmbio de experiências e fomenta discussões sobre a importância do licenciamento ambiental, especialmente em relação aos programas voltados à proteção e valorização do patrimônio cultural”, explica Pedro Procedino.
Sobre o Programa de Acompanhamento e Salvamento Arqueológico
O Programa de Acompanhamento e Salvamento Arqueológico realizado no âmbito do processo de construção da Ponte de Guaratuba e seus acessos, objetiva o acompanhamento da obra visando a preservação do patrimônio arqueológico da área e o salvamento do Sítio Arqueológico Pinto, descoberto na década de 1940 e recadastrado em 2023, o qual é caracterizado como um sambaqui intensamente impactado pela urbanização da área. Sobre esse tema, é que o arqueólogo fará a sua apresentação, no Rio Grande do Sul.
O objetivo do monitoramento arqueológico na construção da Ponte de Guaratuba é garantir a preservação do patrimônio arqueológico nas áreas da construção e acessos em solo, de forma a identificar e registrar vestígios arqueológicos que possam ser encontrados. Caso sejam localizados, os materiais são cuidadosamente resgatados, garantindo a sua preservação.
Jornada de Atualização em Arqueologia Guarani
As Jornadas de Atualização em Arqueologia Guarani acontecem há 15 anos, proporcionando um espaço para a apresentação de avanços neste campo de estudo, em que a ideia né reunir pesquisadores de diferentes países que estudam o universo Guarani.