Obras da Ponte de Guaratuba chegam a 32% de execução e marcam progresso no trecho estaiado 06/12/2024 - 09:49
As obras da construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram a marca de 32% de execução, de acordo com o relatório de obras do mês de novembro.
Nesse período, os trabalhos de infraestrutura focaram a execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado. Nessa etapa também foi iniciado o lançamento das vigas longarinas e a concretagem dos blocos do trecho estaiado.
Trecho estaiado
O trecho estaiado da obra da Ponte de Guaratuba tem 320 metros de extensão. O maior vão da ponte é no trecho estaiado, com 160 metros de comprimento, que comporta o canal de navegação com dimensões de 90 metros em largura x 19 metros de altura. Em novembro, as 16 estacas dos apoios centrais do trecho estaiado, denominados AP4 e AP5, foram finalizadas.
Com isso, foram realizadas duas etapas de concretagem do bloco de coroamento do Apoio 4, totalizando 830 m³ de concreto. Na segunda etapa, que exigiu cerca de 30 horas de trabalho ininterrupto, foram utilizados 650 m³ de concreto, transportados por 82 caminhões betoneiras.
Já o Apoio 5 segue com as atividades preliminares de cimbramento e assoalho para viabilizar a montagem da armação e concretagem o bloco.
Avanço da infraestrutura
Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 30 estacas concluídas, sendo 16 estacas do trecho estaiado e 14 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.
Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 4 travessas finalizadas. Já na superestrutura, ocorreu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com 48 peças fabricadas.
Ao final do mês foi iniciado o lançamento das vigas longarinas pré-moldadas. Cada uma dessas vigas, com peso de 75 toneladas, 40 metros de comprimento e 2 metros de altura, é cuidadosamente transportada por uma treliça lançadeira, garantindo que cada peça seja posicionada com precisão.
Leia também:
- Concurso cultural elege ave Guará como mascote oficial da Ponte de Guaratuba
- Trabalhadores da Ponte de Guaratuba participam de campanhas diárias sobre saúde e segurança no trabalho
- Acompanhamento arqueológico garante a preservação do patrimônio cultural na região
De acordo com a engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), Larissa Vieira, o mês de novembro registrou marcos fundamentais para o avanço das obras da Ponte de Guaratuba.
“O mês de novembro representou grandes avanços estruturais para a execução das obras da ponte. Chegamos ao fim do ano com os trabalhos dentro do prazo planejado em cronograma, mantendo a eficiência, segurança e o rigor de qualidade em todas as atividades realizadas", destacou a engenheira. “Tudo isso é para entregar à população do Paraná uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral", completa.
Obras nos acessos
Em relação aos acessos, no lado de Guaratuba, foram iniciados os serviços de contenções. E em Matinhos, ocorreu a continuidade na implementação de desvio provisório no tráfego.
Investimento
O contrato registrou um avanço de 32% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento acumulado de R$ 124.000.983,87 a preços iniciais.
Para o mês de dezembro, a expectativa é que as obras avancem de forma significativa, como vem ocorrendo ao longo do ano.
“Até o final de dezembro, prevemos avanços significativos nas fundações marítimas do trecho pré-moldado, com a execução de apoios estratégicos que darão sustentação à estrutura principal e no lançamento das vigas pré-moldadas, que marcará a progressão do tabuleiro da ponte. Essas etapas são fundamentais para consolidar a base estrutural da obra, garantindo o cumprimento do cronograma e permitindo a continuidade das atividades em 2025 com foco na qualidade técnica e segurança”, destaca Rodrigo Marques, gerente de Produção do Consórcio Nova Ponte.
Ponte de Guaratuba
A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). A previsão de entrega da obra é abril de 2026.