Novo trajeto para acesso ao ferry-boat em Guaratuba 18/03/2024 - 15:18
Logo após a confirmação da licença de instalação para a construção do Canteiro Industrial, em outubro de 2023, várias atividades que fazem parte dos programas ambientais, para a construção da Ponte de Guaratuba foram iniciadas. Entre elas, a criação de um desvio para circulação de pedestres, ciclistas e veículos no embarque e desembarque nos portos 1 e 2 no acesso ao ferry-boat em Guaratuba.
Localizado na face sul, em relação à cabeceira da ponte, na margem da Baía de Guaratuba, o Canteiro Industrial, possui aproximadamente 20.000 m2, ocupando toda a antiga praça e também parte da pista de acesso à praia. De acordo com o engenheiro fiscal da obra do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, foi necessário planejar um canteiro otimizado para atender a obra e o prazo de execução, envolvendo a confecção de peças pré-moldadas, lançamento de vigas e transporte de materiais por meio de balsas. "Por causa do local escolhido, tivemos que desviar os acessos aos portos, evitando que o canteiro de obras estivesse em duas áreas e os transtornos que poderiam acontecer devido a passagem dos usuários do ferry boat no meio do canteiro", diz Fernandes.
O novo trajeto contorna o canteiro e foi liberado para os usuários na primeira quinzena de fevereiro de 2024. O planejamento do desvio envolve compreender a demanda de veículos que utilizam o ferry-boat, implantação de pistas complementares (mão dupla) e mobilização das cabines de cobrança para o novo acesso. "A construção envolve a execução de pavimentação e instalações de rede e lógica, com sinalização, para atender ao volume de tráfego local em baixa e alta temporada durante os dois anos de obras da Ponte de Guaratuba", finaliza o engenheiro fiscal.