Licença de Instalação: garante a execução das obras da Ponte de Guaratuba 15/05/2024 - 10:04

O projeto da Ponte de Guaratuba avançou uma etapa importante no processo de execução com a Licença de Instalação (LI) emitida no dia 30 de abril de 2024, pelo Instituto Água e Terra (IAT), e também da ordem de serviço que autoriza o início imediato das obras. Desde a emissão da Licença Prévia (LP), as equipes reuniram esforços para executar todas as condicionantes previstas. "Com nossa equipe multidisciplinar atendemos exatamente o que o órgão licenciador e o Ministério Público do Estado determinaram para obter essa conquista. Nesta etapa vamos garantir que todos os programas ambientais sejam executados minimizando os impactos e preservando o meio ambiente, e que a construção da ponte ocorra de forma sólida num prazo de 2 anos", afirmou o Diretor-Presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

A LI está de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados na LP. Nesta nova etapa, entre as condicionantes estão a execução de todos os programas ambientais previstos, como monitoramento de fauna e flora, e também a avaliação da qualidade do ar e gerenciamento dos resíduos gerados na obra.  “Os efeitos econômicos e sociais são claros em uma obra de grande porte como essa, mas ela também precisa respeitar o meio ambiente. Por isso, a nossa equipe teve o cuidado de fazer toda a análise da documentação, em uma constante troca com o DER/PR, o que nos deu total segurança para emitir essa licença, que certamente vai se traduzir num benefício para todos os paranaenses”, declarou o presidente do IAT, Everton Souza.

O Governador do Paraná, Ratinho Junior, o Secretário Estadual da Infraestrutura e Logística (SEIL), Sandro Alex, e o Diretor Presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, junto com outros representantes, deram início às atividades construtivas no mar com auxílio de equipamentos e máquinas que possibilitam a fundação dos pilares para sustentação  da ponte que vai conectar definitivamente Guaratuba e Matinhos. A partir de agora, são 24 meses previstos para execução das obras. "Iniciamos o cronograma mantendo a projeção do governo do Paraná de entregar a obra dentro de 2 anos. São 386 milhões de reais, com 1.244 metros de ponte e quase 3 km de obra. Os técnicos do DER/PR vão fazer o acompanhamento diário da construção e fiscalizar a aplicação do dinheiro da população paranaense. A LI é a superação de um desafio", afirmou Sandro Alex.

Quando concluídas as obras marítimas e acessos uma nova licença deve ser emitida pelo IAT: a Licença de Operação (LO), que autoriza a entrega da Ponte de Guaratuba para o uso da população.

 

GALERIA DE IMAGENS