Obras da Ponte de Guaratuba: acesso ao ferry-boat tem alterações no trânsito e nova sinalização 23/09/2024 - 11:33
Obras no Morro das Caieiras incluem serviços iniciais de instalação de tapumes, além da supressão vegetal, afugentamento de fauna, drenagem e remanejamento da rede elétrica
Desde o dia 9 de setembro, o tráfego de veículos na Avenida Antônio dos Santos Miranda, na região do Morro das Caieiras, em Guaratuba, passou por alterações em razão das obras de acesso à Ponte de Guaratuba. Essas mudanças ocorrem devido à nova etapa da construção da ponte, que no fim de agosto, chegou à marca de 17,7% de conclusão.
Trânsito
Dentre as alterações no trânsito, estão a implementação do sentido único na Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, além de uma faixa única exclusiva de acesso aos moradores até o bairro de Caieiras.
No sentido contrário, quem vai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), que fiscaliza a obra, alerta os motoristas e pedestres para os cuidados durante o período de obras. Se possível, que os motoristas evitem horários de pico.
- 17,7% concluída, obra da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhada em tempo real
- Construção da Ponte de Guaratuba contempla monitoramentos ambientais executados por equipe de biólogos
Cronograma de obras na região do Morro das Caieiras
A alteração viária no acesso à Ponte de Guaratuba, bem como a instalação de placas de sinalização, além de outras ações, faz parte de um cronograma de obras na região do Morro das Caieiras.
A primeira etapa desses serviços, dentro de um cronograma planejado, abrange a sinalização e comunicação, início das atividades com a instalação de tapumes, além da supressão vegetal, afugentamento de fauna, drenagem e remanejamento da rede elétrica.
De acordo com a engenheira do DER/PR, Larissa Vieira, as obras ocorrem normalmente, até o momento, de acordo com as datas previstas em cronograma.
“No dia 9 de setembro, colocamos barreiras físicas e começamos a instalação dos tapumes para isolar a área onde as máquinas irão operar. Mantemos um compromisso constante com as melhores práticas de engenharia e o cumprimento das normas de segurança, com o objetivo de minimizar os impactos no trânsito, garantindo a segurança dos usuários e assegurando que a obra avance dentro dos prazos estipulados”, explica a engenheira.
Progresso da obra
A Ponte de Guaratuba é uma das obras esperadas há décadas pela população do litoral paranaense. A estrutura terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.
Até o momento, foram concretadas 8 estacas do trecho pré-moldado e 10 estacas do trecho estaiado, totalizando 18 estacas, além de 17 vigas longarinas e 2 vigas travessas.
As etapas da obra são fiscalizadas pelo DER/PR, com supervisão do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG) e acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT). O intuito é garantir que todos os padrões exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos.
Monitoramento em tempo real
O canteiro de obras da Ponte de Guaratuba pode ser acompanhado em tempo real. São duas câmeras instaladas no local, as quais proporcionam à população a oportunidade de acompanhar a construção. Para conferir, basta acessar o site da Ponte de Guaratuba.