Fundações offshore estão em andamento na Baía de Guaratuba 28/05/2024 - 12:01

Com a emissão da Licença de Instalação no dia 30 de abril de 2024, foram iniciadas as atividades inerentes à construção da Ponte de Guaratuba. Os serviços de infraestrutura da ponte, envolvem: cravação, escavação em areia/solo, rocha, e concretagem. Os equipamentos estão embarcados na Crescer, balsa de apoio marítimo, para realização das primeiras escavações e execução das estacas de sustentação da obra de arte especial com 1.244 metros de extensão na Baía de Guaratuba. 

 

De acordo com a engenheira fiscal da obra do DER/PR, Larissa Vieira, dar início às obras após a LI, está entre os objetivos das equipes construtivas, para entregar o empreendimento dentro do prazo. "Há um planejamento para a execução de cada serviço ao longo do prazo estabelecido para a obra e, como grande parte dos serviços são interdependentes, o andamento das atividades atuais irá impactar nos prazos das etapas subsequentes. Por isso é importante programar, prever possíveis situações que possam trazer tais impactos e antecipar quais ações devem ser tomadas", afirma a engenheira.

 

Para sustentação do tabuleiro, a infraestrutura, o projeto de engenharia prevê 64 estacas com diâmetro entre 180 cm e 220 cm. Ao longo do percurso da ponte, as estacas variam entre 20 e 50 metros de comprimento, contemplando a lâmina d’água. Cada conjunto leva entre 5 a 10 dias para completa instalação. De acordo com Larissa, o trabalho de engenharia tem uma complexidade em função das obras marítimas. "Além do porte da obra e de sua complexidade, a baía possui condições geológico-geotécnicas, hidrológicas e climáticas que podem influenciar no andamento da execução dos serviços. O material a ser escavado no leito da baía é bastante heterogêneo, com presença de solos alterados, matacões e diferentes níveis de alteração de rocha. Também deve-se ter cuidado com as variações da maré, ventos, mau tempo e outros fatores que podem impactar na qualidade do serviço executado e na segurança dos trabalhadores", explica a engenheira fiscal do DER/PR.

 

A metodologia utilizada no projeto para as fundações tem início com a cravação da camisa metálica, realizada com uso de martelo hidráulico; na sequência é feita a escavação do solo e rocha com a perfuratriz; após é realizada a limpeza e a drenagem da água com a utilização de airlift; depois, com auxílio do guindaste é realizado o içamento das armações; seguida da concretagem submersa para finalizar as estacas. 

 

No momento estão em execução três estacas na margem de Guaratuba, sendo duas em terra e uma no mar, formando o início da cabeceira da ponte. No canteiro de obras estão em produção, além das camisas metálicas preparadas para cravação, armações e também a produção na central de concreto as peças pré-moldadas. Atualmente as atividades representam um avanço de 6,66% do projeto Ponte de Guaratuba. 

 

Durante todo o processo de obras para a nova ponte, o ferry boat também está no planejamento e segue em operação normalmente para atender a população. De acordo com Larissa, foi necessário estabelecer, junto à empresa Internacional Marítima, contratada pelo DER/PR para operar a travessia da baía, um projeto específico de sinalização náutica delimitando as áreas que serão utilizadas pela empresa responsável pelo ferry boat e pelo Consórcio executor da ponte. "A delimitação das áreas de navegação é necessária para garantir a segurança das operações e de todos os envolvidos. Deste modo, haverá períodos em que o ferry boat terá que fazer um trajeto um pouco maior, passando a oeste da Ilha dos Ratos. São algumas adaptações que precisam ser realizadas em prol de uma melhoria significativa para a região, que é a construção da Ponte. Salientamos ainda que a Marinha, por meio da Capitania dos Portos do Paraná, tem dado todo o suporte necessário para o estabelecimento da sinalização náutica e da segurança das embarcações na baía", diz.

 

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