DER/PR divulga maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba 30/11/2023 - 10:15

Desde a apresentação do projeto da Ponte de Guaratuba uma obra de arte especial está prevista para compor o tabuleiro da estrutura que ao todo terá 1,244 m de extensão. A concepção estaiada adotada no canal de navegação foi definida após inúmeros estudos sobre o sistema a fim de integrar meio ambiente e engenharia. 

 

De acordo com o engenheiro fiscal do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, o aprofundamento nos estudos de engenharia e otimizações previstas para o projeto engloba três grandes pontos: ganho expressivo ambiental, redução do custo operacional e de manutenção; tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos.

 

O engenheiro fiscal da obra explica que o projeto contempla questões de engenharia e meio ambiente. "A estrutura tem um plano central de cabos com 2 colunas e 7 estais em cada", revela. Fernandes aponta que haverá aumento no aproveitamento visual tanto durante a travessia como nas praias, uma vez que a Baía de Guaratuba e a Prainha são áreas turísticas do litoral do Paraná. "Por qualquer meio de transporte o usuário poderá durante o trajeto contemplar a paisagem do entorno tanto do lado de dentro da Baía quanto das praias, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange", conta.

 

Dos pontos favoráveis da proposta apresentada, está a centralização dos cabos estaiados, que ficam suspensos do mastro até o tabuleiro. Fernandes explica que desta forma existe o aumento da rigidez e a redução da flutuação de tensões, garantindo que a fadiga, a oxidação, e a manutenção diminuam. "Essa redução se torna positiva para o órgão responsável pela operação, permitindo a destinação de recursos para outras áreas de infraestrutura do Estado", afirma o engenheiro fiscal.

 

Outro fator importante está na tecnologia aplicada que permite ainda a redução no prazo de execução, "a quantidade de estais, a altura do mastro e outros elementos, permite o uso de tensões maiores nos cabos e até, no futuro, ancoragens mais simples para efetuar manutenção. Aliando essas vantagens ao apelo visual de uma forma estética mais agradável, que consegue interagir com o ambiente natural da Baía de Guaratuba", completa Alexandre Castro Fernandes.

 

Assista o vídeo completo da maquete 3D da Ponte de Guaratuba.