Construção da Ponte de Guaratuba contempla monitoramentos ambientais executados por equipe de biólogos 03/09/2024 - 16:04

A construção da Ponte de Guaratuba chega em quase 18% de execução e contempla um monitoramento de fauna e flora previsto no Programa Básico Ambiental da obra. O objetivo é a preservação de todo o ecossistema local. Mas, isso só é possível devido ao trabalho efetivo de uma equipe de biólogos e pesquisadores.

Hoje, 3 de setembro, data em que se comemora o Dia do Biólogo, destaca-se a participação desse profissional em um trabalho que visa a proporcionar melhorias ao bioma, bem como reduzir o impacto dos serviços da obra em andamento. Isso porque a construção da Ponte de Guaratuba, além dos benefícios de infraestrutura, engloba ações ambientais. Elas aliam sustentabilidade ao desenvolvimento econômico de Guaratuba e região litorânea.

De acordo com Aline Prado, bióloga do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, braço do DER/PR, o trabalho dos biólogos é fundamental durante todas as etapas da obra.

"Posso afirmar que nosso trabalho é crucial para garantir a preservação da fauna local. Nossa equipe atua diretamente em campo, capturando os animais que precisam ser removidos das áreas de obra. Cada indivíduo é cuidadosamente identificado, registrado e, posteriormente, solto em um habitat seguro e adequado. Acreditamos que a biologia da conservação tem um papel fundamental em projetos como este. Ao integrar conhecimento científico e ações práticas, podemos conciliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente, deixando um legado positivo para as futuras gerações”, comenta Aline Prado.

A Ivana Silva, bióloga, comenta que a realização de monitoramentos ambientais em construções e grandes empreendimentos é fundamental para garantir a sustentabilidade e a segurança em obras.

“É o monitoramento ambiental que permite identificar e mitigar possíveis danos. Durante a execução de uma construção, é fundamental acompanhar de perto os impactos que essas atividades podem ocasionar no meio ambiente e realizar a coleta de dados sobre a qualidade do ar, da água e do solo, ajudando a identificar problemas ambientais antes que se tornem críticos. Dessa forma conseguimos proteger a biodiversidade local e preservar os recursos naturais que todos nós dependemos”, afirma Ivana Silva.


Programas ambientais


Dentre os programas desenvolvidos pelos biólogos, está o monitoramento de espécies da flora em remanescentes de Mata Atlântica próximos ao empreendimento, com destaque para espécies nativas e ameaçadas de extinção. Sobre o monitoramento da herpetofauna, é realizado o acompanhamento das espécies de répteis e anfíbios, feito trimestralmente por equipes ambientais.

Entre as atividades previstas está ainda a recuperação de áreas degradadas, monitoramento de qualidade do ar e o nível de pressão sonora, além da restauração de corredores ecológicos.

Para conhecer mais os programas ambientais e de infraestrutura, basta acessar www.pontedeguaratuba.pr.gov.br
 

A obra


A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

Sobre os acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos.