Avifauna é monitorada em Guaratuba como parte dos Programas Ambientais 20/06/2024 - 09:43

No monitoramento referente a campanha do programa ambiental para a construção da Ponte de Guaratuba, os profissionais realizaram a etapa que inclui atividades após a Licença de Instalação, emitida no dia 30 de abril de 2024. A avifauna, ou seja, espécies de aves presentes no litoral paranaense, são extremamente importantes no equilíbrio do ecossistema. Devido a variedade de habitats que ocupam e a diversidade de modos de alimentação que apresentam, exercem funções primordiais como, dispersão de sementes, polinização, ciclagem de nutrientes, limpeza do ambiente através da retirada de carcaças, e controle populacional de presas. Além disso, possuem importância significativa para os seres humanos.“As aves apresentam uma grande variedade de formas, cores, cantos e comportamentos e, por estarem presentes no nosso dia a dia, acabam servindo de inspiração para músicas, ilustrações, turismo de observação (birdwatching) e fotografias", explica a bióloga do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, Aline Prado. “As aves apresentam uma grande variedade de formas, cores, cantos e comportamentos e, por estarem presentes no nosso dia a dia, acabam servindo de inspiração para músicas, ilustrações, turismo de observação (birdwatching) e fotografias", explica a bióloga do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba, Aline Prado.   

 

De acordo com a bióloga, as aves, são animais muito sensíveis às alterações ambientais e de fácil amostragem, sendo excelentes indicadores de qualidade ambiental. “Dessa forma, ao analisar a composição, riqueza e abundância de espécies em uma região, é possível determinar o nível de conservação deste local.” revela Aline Prado. O objetivo do monitoramento é identificar as espécies de aves que ocorrem em Guaratuba, possíveis alterações ambientais e propor medidas que reduzam os impactos do empreendimento nessas populações. 

 

No monitoramento da obra da Ponte de Guaratuba, a avifauna é dividida em dois grupos: Avifauna aquática (Limícola e marinha) e terrestre (Silvícolas).

 

As aves aquáticas ocorrem, principalmente, em ambientes úmidos, como margens de lagos, rios, ao longo da costa e zonas entre-marés. São aves que dependem desses ambientes para alimentação, reprodução e outras atividades. São divididas em dois tipos: 

 

Aves limícolas (ex: maçaricos, quero-quero, guará), estão associadas aos ambientes úmidos e com lama, como manguezais, buscando alimento nessas regiões;

Aves marinhas, estão adaptadas ao ambiente marinho, como ao longo da costa litorânea e oceano (ex: albatrozes, gaivotas, fragatas);

Aves terrestres (silvícolas), vivem em ambientes florestais e campos (ex: gralha-azul, beija-flores).

 

Metodologias utilizadas para amostragem das aves: 

 

Rede de neblina: são redes desenvolvidas para ficarem imperceptíveis aos animais. São armadas em pontos estratégicos, durante o amanhecer, período de maior atividade das aves. Por não perceberem a rede, as aves acabam sendo capturadas durante o voo. Após a captura, os animais são cuidadosamente retirados das redes, identificados, fotografados e liberados. 

 

Pontos de escuta: em cada ponto amostral foram estabelecidos cinco pontos fixos. Em cada um desses pontos, um pesquisador permanece por 10 minutos, de manhã e de tarde, registrando os animais avistados ou as vocalizações (cantos) das espécies. O pesquisador utiliza câmera fotográfica, binóculos e playbacks do canto das aves para confirmação das vocalizações e registros dos animais.

 

Censo embarcado: pesquisadores navegam por 2 horas no entorno da área de instalação do empreendimento, para registro das espécies de aves aquáticas que ocorrem na Baía de Guaratuba. A busca pelos animais é realizada com auxílio de binóculos e os animais são registrados com câmeras fotográficas.

 

Espécies registradas

 

Aves aquáticas: garça-branca-grande (Ardea alba), fragata (Fregata magnificens), socó-dorminhoco (Nycticorax nycticorax), guará (Eudocimus ruber).

 

Aves “terrestres”: aracuã-escamoso (Ortalis squamata), tucano-do-bico-verde (Ramphastos dicolorus), tiê-sangue (Ramphocelus bresilia), coruja-buraqueira (Athene cunicularia).