Avanços no Canteiro Industrial já podem ser observados em Guaratuba 21/11/2023 - 08:59

Nova rota com desvio é estruturada para para circulação de pedestres, ciclistas e carros nas áreas de embarque e desembarque de balsas e ferry-boats nos Portos 1 e 2, em torno do Canteiro Industrial na margem de Guaratuba.

 

A Ponte de Guaratuba é uma realidade no litoral do Paraná, aguardada há mais de 30 anos pela população. O dia 27 de outubro de 2023 é um marco que efetiva as obras da ponte, e o início dos Canteiros Industrial e Administrativo no município. Para que a instalação se complete, várias etapas ambientais e de engenharia acontecem de forma simultânea, como a supressão vegetal e o manejo de fauna que abrem os terrenos para construção dos canteiros.

 

Desde a marretada na estaca zero, feita pelo Governador Ratinho Junior, na cabeceira da ponte, até momento acontecem na margem de Guaratuba, onde está localizado o centro das atividades: a execução dos tapumes; a execução dos novos acessos aos portos 1 e 2; e a execução das sondagens Mistas e a Trado. De acordo com o assessor do diretor-presidente do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da obra, os trabalhos estão correndo dentro do prazo para que seja cumprido o cronograma estipulado até a entrega da ponte. "A importância de respeitar as etapas está ligada diretamente ao cronograma da obra, como evitar atrasos com retrabalhos que impactam no resultado final do projeto. Estamos seguindo o plano para entregar dentro dos 24 meses", conta o engenheiro.

 

Fernandes explica ainda que as modificações realizadas no acesso de Guaratuba, no desembarque do ferry-boat foram necessárias para ampliar e melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, pois o Canteiro Industrial  interrompe o acesso ao porto 1. "Para não limitar o acesso aos dois portos criamos um desvio que vai contornar o canteiro e atender 

os desembarques de forma segura e facilitada principalmente na alta temporada", revela.

 

Além disso, as sondagens Mistas e a Trado também se fazem necessárias para entender a resistência do terreno, com a coleta de amostras que indicam a profundidade e qualidade do subsolo . "Os resultados revelam ao projetista que calcula o tipo de pavimento e a espessura a ser utilizada para não comprometer a qualidade da obra", explica o engenheiro fiscal.

 

Outra atividade em andamento é a construção do Canteiro Administrativo, para receber as equipes que vão operar a obra no dia a dia até a sua conclusão. "Hoje as equipes fazem a montagem de toda a operação. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos estão ocupados pela equipe construtiva e administrativa, além de biólogos e engenheiros ambientais", revela Fernandes.

 

Na sequência já estão programadas novas atividades que vão fazer parte da rotina do empreendimento como a chegada das balsas de apoio e também dos maquinários para iniciar a concretagem das vigas que vão sustentar a ponte.