Aprovado o Plano Funcional para execução da Ponte de Guaratuba 22/11/2023 - 13:12

Vista aérea do projeto da Ponte de Guaratuba que inclui: obras complementares de interseções, acessos e obra de arte especial. 

 

 

O Plano Funcional da Ponte de Guaratuba define de forma geral o traçado do projeto a ser instalado  na travessia da Baía de Guaratuba, que vai conectar os dois municípios (Guaratuba e Matinhos) que até então são acessados pela travessia com balsas e ferry-boats. O empreendimento promove a continuidade da rodovia estadual PR-412 e contempla a execução da Ponte de Guaratuba e seus acessos, conectando as duas margens da Baía de Guaratuba, com extensão total prevista de 3,07 km.

Como características da obra, o Plano Funcional de engenharia prevê uma obra de arte especial com 1.244 metros de extensão. De acordo com o Alexandre assessor do diretor-presidente do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da obra, o Plano Funcional mostra a concepção do funcionamento e configuração operacional que o sistema viário vai assumir na implantação da Ponte de Guaratuba "com o máximo de funcionalidade quanto a circulação orientada de veículos e pedestres com o objetivo de proporcionar segurança no tráfego", revela o engenheiro.

O fiscal afirma ainda que durante esta etapa foram considerados os estudos do traçado, definido no anteprojeto, que aponta melhorias para o mesmo, além do estudo de tráfego, topográficos, hidrológicos, geológicos, geotécnicos, geodésicos, “bem como todas as variáveis e interferências com as vias e acessos existentes, a fim de verificar a necessidade de obras complementares de interseções, acessos ou obra-de-arte especial”, conta. 

As dimensões previstas serão de 160 metros de extensão mínima no vão principal, cerca de 17 metros de altura e 90 metros de largura no canal de navegação, podendo sofrer alterações até a finalização do projeto executivo. Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no município de Guaratuba e 875 metros no município de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão da Estrada de Cabaraquara.

Para facilidade de locomoção serão duplicadas estradas e passeios com ciclovia ao longo de todo acesso. Outras soluções de engenharia, como contenções com cortina atirantada e terra armada serão executadas. Para melhor acomodar o tráfego e garantir a fluidez da circulação em todos os acessos, está prevista a implantação de 5 dispositivos de retorno.